O atual currículo do curso é constituído de:

  1. 1.  Disciplinas obrigatórias;
  2. 2.  Disciplinas eletivas;
  3. 3.  Atividades supervisionadas;
  4. 4.  Atividades de orientação.

As Disciplinas Obrigatórias são consideradas de fundamentação e estão vinculadas à Área de Concentração do Programa e às Linhas de Pesquisa. São disciplinas obrigatórias: “Seminários em Educação Escolar I”, “Seminários em Educação Escolar II” e “Seminários da Linha de Pesquisa”.

As Disciplinas Eletivas são as consideradas necessárias ao aprofundamento das questões teórico-metodológicas relativas às Linhas de Pesquisa.

As atividades supervisionadas visam estimular a produção e a inserção do aluno pesquisador no debate acadêmico, sendo definidas pela Linha de Pesquisa para os alunos matriculados na Linha e envolvem: estudos, seminários, oficinas, workshops e outros.

O conjunto das atividades do currículo integraliza 30 (trinta) créditos, que devem ser cumpridos da seguinte forma:

  1. a.  9 (nove) créditos nas três disciplinas obrigatórias: “Seminários em Educação Escolar I” (3 créditos), “Seminários em Educação Escolar II” (3 créditos) e “Seminários da Linha de Pesquisa” (3 créditos).
  2. b.   9 (nove) créditos em três disciplinas eletivas.
  3. c.  6 (seis) créditos em “Atividades Supervisionadas”.
  4. d.  6 (seis) créditos em “Orientação de Dissertação”.

Nos termos do artigo 31, do Regulamento do Programa, cada crédito corresponde a 1 (uma) hora-aula semanal, durante 15 (quinze) semanas e a 2 (duas) horas de estudos semanais, obrigatórias para os alunos – assim, cada crédito corresponde a 45 (quarenta e cinco) horas de atividades.