O atual currículo do Curso é constituído de:
1. Componentes curriculares obrigatórios;
2. Componentes curriculares eletivos;
3. Atividades supervisionadas;
4. Atividades de orientação.

Os Componentes Curriculares Obrigatórios são considerados de fundamentação e estão vinculados à área de concentração do Programa e às linhas de pesquisa. São componentes curriculares obrigatórios: “Educação Escolar I”, “Educação Escolar II”, “Epistemologias e Metodologias de Pesquisa” e “Seminários da Linha de Pesquisa”.

Os Componentes Curriculares Eletivos são os considerados necessários ao aprofundamento das questões teórico-metodológicas relativas às linhas de pesquisa.

As Atividades Supervisionadas contemplam: estudos, seminários, oficinas, workshops, entre outras atividades científicas que possibilitem contemplar a formação do(a) aluno(a) pesquisador(a).

O conjunto das atividades do currículo integraliza 30 (trinta) créditos, que devem ser cumpridos da seguinte forma:
a. 12 (doze) créditos nos quatro Componentes Curriculares Obrigatórios: “Educação Escolar I” (03 créditos), “Educação Escolar II” (03 créditos), “Epistemologias e Metodologias de Pesquisa” (03 créditos) e “Seminários da Linha de Pesquisa” (03 créditos);
b.  03 (três) créditos em um Componente Curricular Eletivo;
c.  06 (seis) créditos em “Atividades Supervisionadas”;
d.  09 (nove) créditos em “Atividades de Orientação de Dissertação”.

Nos termos do Artigo 30 do Regulamento do Programa, cada crédito corresponde a 01 (uma) hora-aula semanal, durante 15 (quinze) semanas e a 2 (duas) horas de estudos semanais, obrigatórias, para os alunos. Assim, cada crédito corresponde a 45 (quarenta e cinco) horas de atividades.


COMPONENTES CURRICULARES – MESTRADO

Educação Escolar I

Educação Escolar II

Epistemologias e Metodologias de Pesquisa

Seminários em Cotidiano Escolar (para os mestrandos da linha de pesquisa “Cotidiano Escolar”)

Seminários em Educação Superior (para os mestrandos da linha de pesquisa “Educação Superior”)

Seminários em História e Historiografia da Educação (para os mestrandos da linha de pesquisa “História e Historiografia da Educação”)