COTIDIANO ESCOLAR


Esta linha abrange estudos relacionados aos aspectos históricos, sociais, políticos, éticos e estéticos, de diferentes acontecimentos presentes nas práticas pedagógicas cotidianas relacionadas com temas contemporâneos e transdisciplinares. Contempla pesquisas pertencentes às diversas áreas de conhecimento com foco na dimensão educacional, analisando questões que envolvem: a formação e atuação docente, a criança, o adolescente e o adulto, e as relações interpessoais. Tem como base teorias contemporâneas que fundamentam o ambiente educativo.


Professores participantes:

Alda Regina Tognini Romaguera

Ana Leticia Losano

Marcos Antonio dos Santos Reigota


EDUCAÇÃO SUPERIOR


Esta linha tem como principais objetivos promover estudos analíticos, descritivos e comparativos sobre questões epistêmicas, éticas, institucionais e pedagógicas na área de educação superior e formar pesquisadores e docentes comprometidos com o desenvolvimento dessa área. Dentre suas temáticas de investigação na educação superior destacam-se: políticas; avaliação; contextos histórico-sociais; modelos institucionais; papéis e finalidades; formação, metodologia e práticas docentes; gestão; formação superior, sociedade e mercado.


Professores participantes:

Andreza Barbosa

Maria Alzira de Almeida Pimenta

Maria Ogécia Drigo

Rafael Ângelo Bunhi Pinto


HISTORIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO


Esta linha tem como objetivo pesquisar a educação escolar e suas mediações com a sociedade, a cultura a política, o trabalho, a economia, a e tecnologia, considerando os estudos relacionados à memória, à narrativa e a história das instituições escolares e a interlocuções com a origem das fontes, a diversidade documental, a produção do conhecimento em suas especificidades e diversidades no campo teórico-metodológico.


Professores participantes:

Jefferson Carriello do Carmo

Vania Regina Boschetti

Wilson Sandano