PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO


O percurso formativo, ancorado na organização curricular e nas pesquisas docentes e discentes, é a base para a formação do doutor. Este perfil deriva da área de concentração, das linhas de pesquisa e na articulação dos componentes curriculares obrigatórios, complementado pelos componentes curriculares eletivos, pelas Atividades Supervisionadas e pelas Atividades de Orientação da Tese.



Com a previsão de conclusão do Doutorado em 48 meses, o Programa sugere ao doutorando o seguinte plano:


1º Período

  • Cursar o componente curricular obrigatório da área de concentração (Estudos Avançados em Educação Escolar) e um componente curricular eletivo.

2º Período

  • ursar o componente curricular obrigatório da linha de pesquisa (Seminários Avançados da Linha de Pesquisa) e um componente curricular eletivo.

3º Período

  • Um componente curricular eletivo, caso não tenha cursado no 1º ou no 2º períodos, e realizar atividades de orientação.
  • Até o final do 3º período, é importante que o doutorando tenha cursado com aproveitamento e tenha sido aprovado nos dois componentes curriculares obrigatórios e nos dois componentes curriculares eletivos.

4º Período

  • Realizar atividades de orientação.

5º Período

  • Exame de qualificação.

6º Período

  • Realizar atividades de orientação.

7º Período

  • Realizar atividades de orientação.
  • Até o final do 7º período, concluir as atividades supervisionadas.

8º Período

  • Defesa da tese de doutorado.
  • O exame de proficiência na segunda língua estrangeira é realizado no processo seletivo (esta segunda língua estrangeira deve ser diferente da comprovada no curso de mestrado).