PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO


O percurso formativo, ancorado na organização curricular e nas pesquisas docentes e discentes, é a base para a formação do mestre. Este perfil deriva da área de concentração, das linhas de pesquisa e na articulação das disciplinas obrigatórias, complementado pelas disciplinas eletivas.



Com a previsão de conclusão do Doutorado em 48 meses, o Programa sugere ao doutorando o seguinte plano:


1º Período

  • cursar a disciplina obrigatória da área de concentração (Seminários Avançados em Educação Escolar) e a disciplina obrigatória da linha de pesquisa (Seminários Avançados da Linha de Pesquisa);

2º Período

  • cursar uma disciplina eletiva e realizar atividades de orientação;

3º Período

  • cursar uma disciplina eletiva e realizar atividades de orientação;

4º Período

  • realizar atividades de orientação;

5º Período

  • exame de qualificação;

6º Período

  • realizar atividades de orientação;

7º Período

  • realizar atividades de orientação;

Até o final do 7º período, concluir as atividades supervisionadas


8º Período

  • defesa da tese de doutorado.

O exame de proficiência na segunda língua estrangeira é realizado no processo seletivo (esta segunda língua estrangeira deve ser diferente da comprovada no curso de mestrado).