PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO

O percurso formativo, ancorado na organização curricular e nas pesquisas docentes e discentes, é a base para a formação do mestre. Este perfil deriva da área de concentração, das linhas de pesquisa e na articulação dos componentes curriculares obrigatórios, complementado pelos componentes curriculares eletivos, pelas atividades supervisionadas e pelas atividades de orientação.


Com a previsão de conclusão do Mestrado em 30 meses, o Programa sugere ao mestrando o seguinte plano:


1º Período

  • Cursar dois componentes curriculares obrigatórios da área de concentração (“Educação Escolar I” e “Elaboração de Projeto de Pesquisa em Educação – Mestrado”) e um componente curricular eletivo.

2º Período

  • Cursar um componente curricular obrigatório da área de concentração (“Educação Escolar II”), um componente curricular obrigatório da linha de pesquisa (“Seminários em Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores” ou “Seminários em Políticas, Gestão e História da Educação”) e um componente curricular eletivo.

3º Período

  • Um componente curricular eletivo, caso não tenha cursado no 1º ou no 2º períodos.
  • Até o final do 3º período, submeter-se ao exame de proficiência em língua estrangeira.

4º Período

  • Exame de qualificação.
  • Até o final do 4º período, concluir as atividades supervisionadas.

5º Período

  • Defesa da dissertação de mestrado.