PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO

O percurso formativo, ancorado na organização curricular e nas pesquisas docentes e discentes, é a base para a formação do mestre. Este perfil deriva da área de concentração, das linhas de pesquisa e na articulação dos componentes curriculares obrigatórios, complementado pelos componentes curriculares eletivos, pelas atividades supervisionadas e pelas atividades de orientação.


Com a previsão de conclusão do Mestrado em 30 meses, o Programa sugere ao mestrando o seguinte plano:


1º Período

  • Cursar dois componentes curriculares obrigatórios da área de concentração (Educação Escolar I e Epistemologias e Metodologias de Pesquisa) e um componente curricular eletivo.

2º Período

  • Cursar um componente curricular obrigatório da área de concentração (Educação Escolar II), um componente curricular obrigatório da linha de pesquisa (Seminários da Linha de Pesquisa) e, caso não tenha cursado no 1º período, um componente curricular eletivo.

3º Período

  • Um componente curricular eletivo, caso não tenha cursado no 1º ou nos 2º períodos.
  • Até o final do 3º período, submeter-se ao exame de proficiência em língua estrangeira

4º Período

  • Exame de qualificação
  • Até o final do 4º período, concluir as atividades supervisionadas.

5º Período

  • Defesa da dissertação de mestrado.