Programa de Pós-Graduação em Educação
Contato
Processo Seletivo
Edital - Mestrado em Educação

EDITAL
SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

1 - Da abertura

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, no uso das suas atribuições, na forma do artigo 12, do Estatuto da Universidade de Sorocaba, torna pública a abertura das inscrições para EXAME DE SELEÇÃO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, reconhecido pela Portaria MEC nº 2878, de 24 de agosto de 2005, com área de concentração em EDUCAÇÃO ESCOLAR, para o preenchimento de 22 (vinte e duas) vagas.


2 - Das inscrições

2.1 - As inscrições estarão abertas no período de 1º a 31 de outubro de 2009, aos candidatos que tenham Graduação (licenciatura plena ou bacharelado) concluída ou que estejam cursando o último período do curso (licenciatura plena ou bacharelado).

2.2 - As inscrições deverão ser feitas pela Internet, no site oficial da Universidade de Sorocaba (www.uniso.br).

2.3 - A taxa de inscrição, no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais), deverá ser paga por meio de boleto bancário, disponível no site de divulgação deste Edital (www.uniso.br).

2.4 - Os documentos necessários para a inscrição são os seguintes:
a) requerimento de inscrição, disponível no site de divulgação deste Edital, devidamente preenchido e assinado pelo candidato;
b) cópia do RG;
c) 01 (uma) foto 3x4 recente;
d) comprovante original do depósito bancário da taxa de inscrição, no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais);
e) Currículo Lattes, atualizado;
f) Intenção de pesquisa, com indicação da linha de pesquisa e de um de seus temas de pesquisa (conforme modelo anexo).

2.5 - Os documentos relacionados no item 2.4 deverão ser entregues pessoalmente durante o período de inscrição ou encaminhados pelo Correio (via sedex), no seguinte endereço:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado
Avenida Doutor Eugênio Salerno, 100 - Sala I-29
CEP 18.035-430 - Sorocaba/SP

2.5.1 - Serão aceitas inscrições realizadas pelo correio, postadas até o dia 31 de outubro de 2009.

2.5.2 - Somente serão aceitas as inscrições instruídas com todos os documentos solicitados no item 2.4.


3 - Do processo de seleção

3.1 - O processo de seleção será realizado em duas fases: 1ª fase (eliminatória) e 2ª fase (somente para os selecionados na fase anterior).

3.2 - A primeira fase constará de prova escrita, a qual se constituirá de questão dissertativa versando sobre a área de concentração do Programa (educação escolar), com base na bibliografia indicada pela Comissão de Seleção e publicada no site oficial da Universidade, até o dia 16 de outubro de 2009.

3.2.1 - A prova escrita será realizada no câmpus Seminário da Uniso, no dia 16 de novembro de 2009, com início às 14h00min e término às 17h00min.

3.3 - Passarão para a segunda fase os candidatos considerados aprovados na prova escrita.

3.3.1 - A divulgação dos classificados para a segunda fase ocorrerá no dia 25 de novembro de 2009, a partir das 15h00min, no site oficial da Universidade de Sorocaba.

3.4 - A segunda fase constará de entrevista, na linha de pesquisa indicada pelo candidato, no requerimento de inscrição.

3.4.1 - A entrevista versará sobre: proposta de pesquisa do candidato; sua experiência em pesquisa, formação e atuação em educação, conforme informações oferecidas em seu currículo Lattes.

3.4.2 - As entrevistas serão realizadas no período de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2009, nos períodos da manhã e da tarde.

3.4.2.1 - O calendário de entrevistas será divulgado no site oficial da Universidade de Sorocaba no dia 25 de novembro de 2009.


4 - Da divulgação dos resultados

4.1 - A classificação final constará de listagem, em ordem alfabética, dos candidatos selecionados.

4.2 - Será publicada, também, uma lista de espera, em ordem de classificação, de 06 (seis) candidatos, para matrícula, se houver desistências de candidatos classificados.

4.3 - A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 07 de dezembro de 2009, a partir das 15h00min, no site oficial da Universidade de Sorocaba.


5 - Da matrícula

5.1 - Os 22 (vinte e dois) candidatos selecionados deverão realizar sua matrícula no Setor de Relacionamento - câmpus Seminário, no período de 08 a 18 de dezembro de 2009, das 09h00min às 20h00min.

5.2 - A não realização da matrícula nos dias indicados implicará a perda da vaga, que será oferecida aos candidatos constantes da lista de espera, no período de 21 a 23 de dezembro de 2009, no Setor de Relacionamento - câmpus Seminário, das 09h00min às 20h00min.

5.3 - Os documentos necessários para a realização da matrícula são os seguintes:
a) requerimento de inscrição obtido no Setor de Relacionamento - SER, do campus Seminário;
b) 2 (duas) cópias autenticadas do diploma da graduação;
c) 2 (duas) cópias autenticadas do histórico escolar da graduação
d) 2 (duas) cópias autenticadas do RG e do CPF;
e) 2 (duas) cópias autenticadas da certidão de nascimento e/ou casamento
f) 01 (uma) foto 3x4 recente;


6 - Das disposições finais

6.1 - A Comissão de Seleção será composta pelos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, sob a presidência de seu Coordenador.

6.2 - No ato da inscrição, o candidato declara estar ciente e de acordo com todas as normas do presente processo seletivo, do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, do Estatuto e Regimento Interno da Universidade de Sorocaba.

6.3 - A processo seletivo, objeto do presente edital, é valido somente para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, com início em fevereiro de 2010.

6.4 - Não haverá, em hipótese alguma, devolução da taxa de inscrição.
6.5 - Não caberá recurso dos resultados apresentados pela Comissão de Seleção.

6.6 - A Universidade de Sorocaba poderá cancelar o curso, se o número de matriculados for inferior àquele por ela determinado.

6.7 - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Programa.

Sorocaba, 30 de setembro de 2009.


Profa. Dra. Marli Gerenutti
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa
da Universidade de Sorocaba