Grupos de Pesquisa
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior - Gepes-UNISOO GEPES-Uniso tem como objetivo promover estudos analíticos, descritivos e comparativos sobre questões epistêmicas, éticas e institucionais focadas em políticas na área de educação superior e formar pesquisadores e docentes comprometidos com o desenvolvimento dessa área. Dentre suas possibilidades de investigação, se incluem as políticas de avaliação, regulação e financiamento, os contextos histórico-sociais que configuram sistemas, modelos institucionais e concepções educativas, as relações das Instituições de Ensino Superior (IES) com as realidades sociais e econômicas; políticas públicas de educação superior, com ênfase para as políticas de acesso e permanência; impactos da globalização e da regulação internacional nas políticas educacionais; e aspectos profissionais, filosóficos e éticos da formação de estudantes, docentes e pesquisadores de nível superior. O Grupo se reúne quinzenalmente. Em 2023 foram apresentados 11 trabalhos em Encontros Nacionais e Internacionais e a elaborados 5 capítulos de livro (prelo).
Líderes do Grupo: Prof. Dr. Rafael Ângelo Bunhi Pinto (primeiro líder) e Prof. Dr. André Pires (segundo líder)
Participantes: Fernando Silveira Melo Plentz Miranda (Pesquisador – docente PPGE), Silvana Maria Gabaldo Xavier (Pesquisadora – participante externa), Ana Laura Pineda Pietrobon da Silva (discente – mestrado), Angelo Carneiro Bonadio (discente – doutorado), Antônio Rogerio Bernardo (discente – doutorado), Bruna Virgili da Costa (discente – graduação IC), Daniel Camargo (discente – doutorado), Débora Cabral Nunes Polaz (discente – doutorado), Gabriela Correa Mercado (discente – graduação IC), Henrique Augusto Prinhorato (discente – mestrado), José Carlos Francisco Filho (discente – doutorado), Luis Gustavo Maganhato (discente – mestrado), Marissol Quintiliano Santos (discente – mestrado), Michael Eric de Toledo (discente – doutorado), Miriam Sanches do Nascimento Silveira (discente – doutorado), Rafael Augusto Moreira Silva (discente – doutorado), Waldemar dos Santos (discente – mestrado), Wilson Vieira (discente – mestrado).
Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9267958752898009
O grupo objetiva desenvolver pesquisas com foco nas práticas de ensinar-aprender matemática que tenham impacto: 1) Na formação inicial de professores que ensinam matemática: criando materiais de formação e propondo formas de articulação entre teoria e prática. 2) Na formação contínua de professores que ensinam matemática: analisando oportunidades formativas que tenham potencial para contribuir ao desenvolvimento profissional dos professores que ensinam matemática e que reverberem nas suas práticas docentes nas escolas. 3) Na aprendizagem matemática dos alunos: estudando os aspectos conceituais, pessoais, culturais e sociais da aprendizagem da matemática na escola.
Líder do Grupo: Profa. Dra. Ana Leticia Losano
Participantes: Dario Fiorentini (Pesquisador - Participante externo), Carolina Zenero de Souza (discente - doutorado), Paula Odani Oliveira (discente - mestrado), Patricia Ferreira Soares Moreno (discente - mestrado), Talita Antonia da Silva Pinto (discente - mestrado).
Espelho do Grupo no CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/754298
Este grupo acolhe pesquisas que contemplam as relações que se estabelecem no cotidiano escolar, que é permeado por linguagens, ou que se constrói no encontro de linguagens, desde as inerentes às disciplinas escolares até às midiáticas. Neste sentido, as pesquisas podem ter como foco a proposta ou a análise de práticas educacionais, ou o redimensionamento das consolidadas, atentando para as especificidades das disciplinas escolares enquanto linguagens e para a educação midiática.
Líder do Grupo: Profa. Dra. Maria Ogécia Drigo
Participantes: Camila Caldini Coutinho (discente - doutorado), Evelyn Christina Peres Barrelin (discente - doutorado), Fernanda Lisboa Ribeiro (discente - doutorado), Giovana Camila Garcia Corrêa (discente - mestrado), Michele Padilla Pedroso Vígari (discente - doutorado) e Renan Luiz Genaro (discente - mestrado).
Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/80454
Este grupo tem suas pesquisas, investigações e estudos ao redor da discussão sobre o conceito de democracia, em pensadores ligados às filosofias das diferenças, mais ou menos próximos de leituras espinosistas (como Antonio Negri, Jacques Rancière, Gilles Deleuze, Felix Guattari e Michel Foucault), em conexão ao conceito e às pesquisas sobre o cotidiano (Michel de Certeau, Henri Lefebvre, Agnes Heller, José Machado Pais, José de Souza Martins) e o cotidiano escolar em pensadoras como Mary Jane Spink, Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Maria Luiza Sussekind e, em um escopo mais amplo, de Paulo Freire. No segundo momento, e como foco principal desse estudo, é a presença dessa democracia associada às perspectivas ecologistas de educação, tanto nos discursos, quanto nas práticas pedagógicas cotidianas. Para isso, o ponto de partida é justamente averiguar como o contexto permite uma pesquisa, em seu espaço e dimensão, para que as escolhas metodológicas possam ser postas e escolhidas, de acordo com sua pertinência e precisão. Para entender o sentido no qual a democracia se articula à sustentabilidade, e como as duas em conjunto ou não se difundem e circulam no cotidiano escolar, os/as pesquisadores e pesquisadoras dispõe de observação, de entrevistas, rodas de discussões e de conversas cotidianas, para construir suas coletas de dados, suas análises, seus relatos de pesquisa e até quando necessário e pertinente - suas participações ativas, de forma que não haja nem violação dos direitos éticos do pesquisado, nem comprometimento do diagnóstico da pesquisa, e nem inviabilidade da continuidade da investigação, por qualquer motivo que haja. As investigações que pautam as atividades deste grupo se justificam pelo fato de tanto a democracia quanto a ecologia serem noções extremamente presentes nos discursos acadêmicos, midiáticos, pedagógicos e institucionais, e por isso muitas vezes correrem o risco de serem banalizados e transformados, nas próprias práticas escolares, muitas vezes em jargões ou clichês, sem o necessário aprofundamento teórico e, consequentemente, praticado de modo simplório ou superficial nos cotidianos das escolas. E nesse sentido, nossa investigação intenciona realizar levantamentos do quanto as discussões teóricas sobre os dois conceitos, e também suas interconexões, estarem levando em consideração o que é produzido pela discussão científica ao redor deles. Em suma, o que se fala sobre democracia e ecologia reproduz o que a ciência e a filosofia estão produzindo, ou não? Quais são as produções de sentido ao redor dos encontros entre a democracia e ecologia na escola, e o quanto esses laços se desvinculam ou não do que é realizado na pesquisa universitária? Que democracia é essa que circula entre os indivíduos e coletividades presentes na vida cotidiana escolar? Como essa democracia se manifesta não somente nas falas, nos discursos e no posicionamento de professores/as, alunos/as, gestores/as e outros envolvidos na vida cotidiana escolar, mas também como exercício prático pedagógico? Na perspectiva de uma filosofia da imanência em seus diálogos com o campo da Educação, na qual a democracia não é plena, mas relativa ao quanto de autoritarismo ela consegue barrar e evitar, quanto da construção da liberdade compartilhada está presente no cotidiano escolar, frente às centralidades ditatoriais dos macros e micros espaços na educação? Ela está nas aulas, nas conversas de corredores, no intervalo, nas reuniões, nas decisões institucionais? Como ou não ela está presente, cotidianamente?
Líder do Grupo: Prof. Dr. Rodrigo Barchi
Participantes: Roger dos Santos (Pesquisador), Ana Rita Dantas da Silva (discente – doutorado), Ângelo Tiago de Miranda (discente – mestrado), Davi Fernandes Costa (discente – doutorado), Érica Monteiro Nunes Bastida (discente – mestrado), Fátima Goreti Borges Haring (discente – mestrado), Michele Padilla Pedroso Vígari (discente – doutorado), Uratã Alves Caldeira (discente – doutorado), Vinícius Ferreira dos Santos (discente – mestrado), Jonathan Nunes de Freitas (participante externo) e Micaela dos Santos Gabriel (participante externa).
Espelho do Grupo no CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/790887
O Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Escolar reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que se dedicam a estudos e pesquisas sobre a história da educação, analisando os contextos sociais, políticos e culturais que permeiam o fazer das instituições escolares.
Líder do Grupo: Prof. Dr. José Renato Polli
Participantes: Ana Rosa Rezende (discente - doutorado), Angelica Paola dos Santos Ferreira Nascimento (discente - doutorado), Ascísio dos Reis Pereira (participante externo), Antonio Carlos de Souza (participante externo), Camila Bavia Diana (discente - mestrado), Charles Lamartine de Sousa Freitas (participante externo), Cristiana Madureira (participante externa), Daniela Ferreira (participante externa), Francine Aparecida de Lira (discente - mestrado), Francisco Evangelista (participante externo), Jean Marcel Caum Camoleze (participante externo), Lilian Aparecida Santos de Pádua Carneiro (discente - mestrado), Louise Lima (participante externa), Lucas Pascoal Lima da Silva (discente - mestrado), Lucas Portilho Nicoletti (participante externo), Manuel Francisco do Amaral (participante externo), Sidnei Ferreira de Vares (participante externo), Thiago Rodrigues (participante externo), Vânia Gomes (participante externa).
Espelho do Grupo no CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/803942
O Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação – GPESTI formou-se em 2018. O interesse inicial é refletir e pesquisar sobre como a Tecnologia da Informação e Comunicação digital impacta o processo de ensino-aprendizagem, a prática pedagógica e a formação do professor. Suas pesquisas são, empíricas e teóricas, preferencialmente, com intervenções, tratam de temas como: tecnologia educacional, educação para competência, competência midiática, prática pedagógica, entre outros. Dentre seus objetivos estão: contribuir para a fundamentação e o rigor conceitual no campo que atua; e desenvolver a pesquisa e a extensão que implique na aplicação prática do conhecimento construído no grupo. O Grupo participa da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação “Alfamed. Competências Midiáticas da Cidadania” cujo objetivo é propor e realizar atividades de formação, investigação, extensão, produção e difusão, sobre competências midiáticas e cidadania.
Líder do Grupo: Profa. Dra. Maria Alzira de Almeida Pimenta
Participantes: Aléxia Roche de Oliveira Paula (discente – doutorado), Ana Carolina Rusca Correa Porto (egressa – pós-doutorado), Cristiane Sales Pires (discente – doutorado), Cristiane Bevilaqua Mota (discente – doutorado), Daniela Lemos Simões Sobral (discente – mestrado), Leo Vitorino da Silva (egresso – doutorado), Luis Roberto Momberg Albano (participante externo), Maini Barreira Gonçalves (egressa – doutorado), Maiara Martins Doná (discente – mestrado), Marinete Aparecida Martins (egressa – doutorado), Mônica Pinheiro da Silva (egressa – doutorado), Patrícia Machado Sampaio da Silva (egressa – mestrado), Ricardo Slavov (egresso – doutorado), Ricardo José Orsi de Sanctis (egresso – doutorado).
Espelho do Grupo no CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/357310
O grupo de pesquisa e estudos "Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação" busca uma abordagem abrangente e interdisciplinar para compreender e analisar o papel fundamental que a ciência, tecnologia e inovação desempenham no contexto educacional. Ao explorar as interseções entre esses domínios, os participantes serão apresentados a uma variedade de estudos e abordagens que visam promover o desenvolvimento de políticas eficazes para impulsionar a educação, a cultura e o desenvolvimento regional.
Líder do Grupo: Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves
Participantes: Christian Felipe Tavares Marques da Silva (participante externo), João Augusto Gali (participante externo), Leila Regina Oliveira Chinelatto (discente – doutorado), Paulo Bruno Pistili Rodrigues (discente – mestrado), Richardson Kennedy Luz (participante externo).
Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/802018
O Grupo de Pesquisa TEIA (Tecnologias, Escola, Inovação e Aprendizagem), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso (PPGE) da Universidade de Sorocaba (Uniso), tem como principais objetivos discutir aspectos da apropriação significativa de tecnologias em contextos de ensino e de aprendizagem escolares nos mais diversos níveis e modalidades. O Grupo se organiza em torno da realização de projetos de pesquisa e encontros de estudos, em uma dinâmica de colaboração, reflexão e (auto)formação contínuas. Entre os principais temas do grupo estão: educação a distância, metodologias ativas de ensino, didática com tecnologias, design instrucional/educacional, espaços e abordagens de ensino inovadores, games e gamificação e formação de professores com/para tecnologias.
Líderes do Grupo: Prof. Dr. Edison Trombeta de Oliveira (primeiro líder) e Prof. Dr. Guilherme Augusto Caruso Profeta (segundo líder)
Participantes: Mônica Cristina Garbin (participante externa), Roger dos Santos (Pesquisador – docente PPGE), Ana Claudia Martins Rosa (egressa - mestrado), Andressa de Abreu Miranda Titonelli (discente - mestrado), Beatriz Oliveira Delboni(discente - mestrado), Carolina Caldini (discente - doutorado), Cláudia Regina Pinto (egressa - mestrado), Helena Soares Henrique (discente - mestrado), Luís Cláudio de Oliveira (discente - mestrado), Luis Henrique Fiusa (discente - mestrado), Marcio José Celestino (discente - mestrado) e Samuel Caliani Zamparoni (discente - doutorado).
Espelho do Grupo no CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3555164314308231
O Grupo de Pesquisa em Instituições Escolares de Educação Profissional e Tecnológica - GPIEPT, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso (PPGE) da Universidade de Sorocaba (Uniso), tem como problema demonstrar as transformações das formas de produção e trabalho associadas às tecnologias digitais no contexto da instalação da Indústria 4.0 e que impactam as políticas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A partir das pesquisas realizadas no âmbito do GPIEPT, a investigação é baseada na análise das políticas públicas que regulamentam a EPT, seja no ensino médio, seja na educação superior, enfatizando instituições escolares, modelos institucionais, concepções educativas, financiamento, acesso, permanência, impactos da globalização e das tecnologias digitais.
Líder do Grupo: Prof. Dr. Fernando Silveira Melo Plentz Miranda.
Participantes: Daniel Camargo (discente - doutorado), Maurício Silva de Góes (discente - doutorado), Thaís Fernanda Botelho (discente - doutorado), Walter Castelucci Neto (discente - doutorado), Aulus Fialho de Carvalho (discente - mestrado), Carla Regina do Espírito Santo (discente - mestrado), Danielly Maidana de Menezes Vieira (discente - mestrado), Ana Paula de Oliveira (egressa – mestrado), Jessimeire Alessandra Domingues Costa Grosso (egressa – mestrado), Marinês Christofani (egressa – mestrado), Kelvin Nunes Pavaneli (discente – graduação IC), Larissa Luisa Castilho Ventura Gomes (discente – graduação IC), Sabrina Oliveira Dias (discente – graduação IC).
Espelho do Grupo no CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8957212235067504