Componentes Curriculares - Mestrado

Componentes Curriculares Obrigatórios da Área de Concentração


Educação Escolar I

Ementa: A organização da educação escolar no Brasil, a partir da década de 30, nos aspectos filosóficos, políticos e históricos. As matrizes do pensamento educacional brasileiro: Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Dermeval Saviani, dentre outros.


Educação Escolar II

Ementa: A organização do processo de ensino-aprendizagem na educação básica e na educação superior: currículo, práticas pedagógicas, avaliação, planejamento, relação professor-aluno e tecnologias digitais de informação e comunicação.


Elaboração de Projeto de Pesquisa em Educação – Mestrado

Ementa: Procedimentos quantitativos e qualitativos em pesquisa na área de educação. As fases da pesquisa científica. Etapas de um projeto de pesquisa. Acompanhamento da elaboração do projeto de pesquisa com discussões sobre o tema ou objeto de estudo e pertinência à área de concentração do Programa. Delimitação do tema e adequação à linha de pesquisa. Elaboração do estado da questão. Elaboração da pergunta norteadora ou hipótese. Justificativa da pesquisa. Objetivos. Aportes teóricos e metodológicos e cronograma. Delineamento inicial dos instrumentos de coleta de dados. Instruções sobre sistematização e análise dos dados. Estrutura da apresentação de resultados da pesquisa (em artigos, dissertação ou tese).

Componentes Curriculares Obrigatórios das Linhas de Pesquisa


Seminários em Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores

Ementa: Cotidiano escolar e seus aspectos históricos, sociais, políticos, éticos e estéticos. Práticas educativas. Formação e constituição profissional do professor. Principais perspectivas metodológicas empregadas nas pesquisas sobre o Cotidiano Escolar, as Práticas Educativas e a Formação de Professores. Estabelecimento de vínculos com os projetos de pesquisa dos mestrandos.


Seminários em Políticas, Gestão e História da Educação

Ementa: Estado e políticas educacionais. Gestão educacional e gestão escolar. Avaliação institucional. Trabalho docente. Memória e história das instituições escolares. Trabalho e educação. Principais perspectivas metodológicas empregadas nas pesquisas sobre Políticas, Gestão e História da Educação. Estabelecimento de vínculos com os projetos de pesquisa dos mestrandos.

Componentes Curriculares Eletivos


Componente Curricular Eletivo 1

De escolha do(a) estudante, mediante sugestão do(a) orientador(a).


Componente Curricular Eletivo 2

De escolha do(a) estudante, mediante sugestão do(a) orientador(a).