Componentes Curriculares - Doutorado

Componentes Curriculares Obrigatórios da Área de Concentração


Fundamentos Filosóficos da Educação

Ementa: Principais correntes filosóficas e suas implicações na educação e na pesquisa. Positivismo. Materialismo histórico-dialético. Fenomenologia. Estruturalismo. Pós-estruturalismo. Pós-modernidade.


Estudos Avançados em Educação Escolar

Ementa: Aprofundamento de abordagens teórico-metodológicas da educação escolar, tendo como mediação os contextos social, econômico, histórico e político que produzem os processos de sua implementação e formulação.


Elaboração de Projeto de Pesquisa em Educação – Doutorado

Ementa: Procedimentos quantitativos e qualitativos em pesquisa na área de educação. As fases da pesquisa científica. Etapas de um projeto de pesquisa. Acompanhamento da elaboração do projeto de pesquisa com discussões sobre o tema ou objeto de estudo e pertinência à área de concentração do Programa. Delimitação do tema e adequação à linha de pesquisa. Elaboração do estado da questão. Elaboração da pergunta norteadora ou hipótese. Justificativa da pesquisa. Objetivos. Aportes teóricos e metodológicos e cronograma. Delineamento inicial dos instrumentos de coleta de dados. Instruções sobre sistematização e análise dos dados. Estrutura da apresentação de resultados da pesquisa (em artigos, dissertação ou tese).

Componentes Curriculares Obrigatórios das Linhas de Pesquisa


Seminários Avançados em Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores

Ementa: Principais tendências das pesquisas sobre o cotidiano escolar, destacando práticas pedagógicas que envolvem temas contemporâneos e transdisciplinares. Principais tendências das pesquisas sobre formação de professores enfatizando as estratégias e metodologias de formação e implicações no desenvolvimento profissional e na constituição da identidade docente. Principais tendências das pesquisas sobre práticas educativas com foco no ensino por competências e na educação midiática.


Seminários Avançados em Políticas, Gestão e História da Educação

Ementa: A função social e política da educação e da escola. Os preceitos constitucionais e a educação. Estado, governo e educação. Sistema Educacional Brasileiro e as políticas em desenvolvimento. A organização da Educação Básica e da Educação Superior no Brasil contemporâneo.

Componentes Curriculares Eletivos


Componente Curricular Eletivo 1

De escolha do(a) estudante, mediante sugestão do(a) orientador(a).


Componente Curricular Eletivo 2

De escolha do(a) estudante, mediante sugestão do(a) orientador(a).