Percurso Formativo - Doutorado

PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO

O percurso formativo, ancorado na organização curricular e nas pesquisas docentes e discentes, é a base para a formação do doutor. Este perfil deriva da área de concentração, das linhas de pesquisa e na articulação dos componentes curriculares obrigatórios, complementado pelos componentes curriculares eletivos, pelas Atividades Supervisionadas e pelas Atividades de Orientação da Tese.

Com a previsão de conclusão do Doutorado em 48 meses, o Programa sugere ao doutorando o seguinte plano:

1º Período

  • Cursar dois componentes curriculares obrigatórios da área de concentração (“Fundamentos Filosóficos da Educação” e “Elaboração de Projeto de Pesquisa em Educação – Doutorado”) e um componente curricular eletivo.

2º Período

  • Cursar o componente curricular obrigatório da área de concentração (“Estudos Avançados em Educação Escolar”), o componente curricular obrigatório da linha de pesquisa (“Seminários Avançados em Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores” ou “Seminários Avançados em Políticas, Gestão e História da Educação”) e um componente curricular eletivo.

3º Período

  • Um componente curricular eletivo, caso não tenha cursado no 1º ou no 2º períodos, e realizar atividades de orientação.
  • Até o final do 3º período, é importante que o doutorando tenha cursado com aproveitamento e tenha sido aprovado nos quatro componentes curriculares obrigatórios e nos dois componentes curriculares eletivos.

4º Período

  • Realizar atividades de orientação.

5º Período

  • Exame de qualificação.

6º Período

  • Realizar atividades de orientação.

7º Período

  • Realizar atividades de orientação.
  • Até o final do 7º período, concluir as atividades supervisionadas.

8º Período

  • Defesa da tese de doutorado.
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