Projetos de Pesquisa em Andamento
Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação
Data de início: 20/08/2023
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Rafael Ângelo Bunhi Pinto
Descrição: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi implementado em 2004 e trouxe avanços significativos para a educação superior, propondo uma avaliação ancorada em três pilares principais: a avaliação institucional, a avaliação de cursos de graduação e a avaliação do desempenho dos estudantes. Desde a implementação do Sistema, especificamente em relação ao pilar focado na avaliação de cursos de graduação, vários instrumentos foram implementados, para embasar os atos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos, nas modalidades presencial e à distância. Nesse contexto, este projeto propõe, como objetivo geral, analisar os instrumentos de avaliação dos cursos de graduação instituídos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no período compreendido entre 2006 e 2017, buscando mapear as mudanças ocorridas dentro das concepções e das dicotomias de avaliação: interna ou externa, formativa ou somativa, quantitativa ou qualitativa e integrada ou pontual. No que se refere aos aspectos metodológicos, se realizou uma pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos, foi feita uma análise com base em pesquisa documental. Espera-se, como resultado, que este projeto traga contribuições para o aprimoramento do SINAES, principalmente no que tange a fornecer subsídios para o INEP para o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação utilizados para subsidiar os atos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos.
Linha de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores
Data de início: 01/04/2023
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Rodrigo Barchi
Descrição: pedagógicos e institucionais, e por isso muitas vezes correrem o risco de serem banalizados e transformados, nas próprias práticas escolares, muitas vezes em jargões ou clichês, sem o necessário aprofundamento teórico e, consequentemente, praticado de modo simplório ou superficial nos cotidianos das escolas. E nesse sentido, nossa investigação intenciona realizar levantamentos do quanto as discussões teóricas sobre os dois conceitos, e também suas interconexões, estarem levando em consideração o que é produzido pela discussão científica ao redor deles. Em suma, o que se fala sobre democracia e sustentabilidade reproduz o que a ciência e a filosofia estão produzindo, ou não? Quais são as produções de sentido ao redor dos encontros entre a democracia e sustentabilidade na escola, e o quanto esses laços se desvinculam ou não do que é realizado na pesquisa universitária? Que democracia é essa que circula entre os indivíduos e coletividades presentes na vida cotidiana escolar? Como essa democracia se manifesta não somente nas falas, nos discursos e no posicionamento de professores/as, alunos/as, gestores/as e outros envolvidos na vida cotidiana escolar, mas também como exercício prático pedagógico? Na perspectiva de uma filosofia da imanência em seus diálogos com o campo da Educação, na qual a democracia não é plena, mas relativa ao quanto de autoritarismo ela consegue barrar e evitar, quanto da construção da liberdade compartilhada está presente no cotidiano escolar, frente às centralidades ditatoriais dos macros e micros espaços na educação? Ela está nas aulas, nas conversas de corredores, no intervalo, nas reuniões, nas decisões institucionais? Como ou não ela está presente, cotidianamente?
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Linha de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores e Políticas, Gestão e História da Educação
Data de início: 01/02/2024
Professor(a) Responsável: Prof.ª Dr.ª Maria Ogecia Drigo
Professor(a) envolvidos(as): Prof. Dr. Daniel Bertoli Goncalves, Prof. Dr. Fernando Silveira Melo Plentz Miranda e Prof. Dr. Rodrigo Barchi
Descrição: A pesquisa, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em desenvolvimento na Universidade de Sorocaba (Uniso), no âmbito do Observatório de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, busca organizar, produzir e divulgar dados e construir e divulgar informações que: 1) fundamentem a reflexão sobre processos e práticas regionais de desenvolvimento; 2) gerem conhecimentos relativos a temas estratégicos vinculados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico e 3) contribuam para a criação e efetivação de políticas públicas, que impliquem em mudanças na qualidade de vida das pessoas. Tal espaço resulta da ideia de que o desenvolvimento regional tende a se descentralizar, política e administrativamente, de processos de planejamento e gestão territorial. Essa descentralização requer o envolvimento do governo e da sociedade civil nas políticas públicas de desenvolvimento regional, que pode ocorrer por meio de diferentes espaços de organização social e diversos instrumentos e mecanismos de participação. Neste aspecto, a Universidade de Sorocaba propõe construir um desses espaços. Para operacionalizar tal envolvimento e consolidar o Observatório de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, este projeto, ao considerar que o desenvolvimento implica em assegurar a sustentabilidade social e ambiental, realizará pesquisas focadas em três pilares: 1) medicamentos e saúde humana; 2) inovação, tecnologia e meio ambiente; e 3) interface comunicação/educação. Com isso, os objetivos gerais são: contribuir para o desenvolvimento regional, facilitando a gestão pública e privada e seu planejamento e fortalecer a inserção social dos programas de pós-graduação da Instituição na Região Metropolitana de Sorocaba. O PPGE-Uniso possui pesquisas em desenvolvimento nos dois últimos pilares mencionados, conforme segue: 1) Os cotidianos escolares e as educações ambientais através de imagens e "andarilhanças" no Rio Sorocaba (mestrado); 2) A educação ambiental nas escolas de ensino fundamental (anos finais) da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba: aspectos legais e sua vinculação com educação midiática (mestrado); 3) O fotográfico por meio de atlas em práticas educacionais: contribuições para a educação midiática e para a sensibilização quanto à preservação do Rio Sorocaba (mestrado); 4) Mídia, educação e cultura da sustentabilidade: um estudo na Região Metropolitana de Sorocaba (doutorado); e 5) Prática educacional e educação midiática: o fotográfico e o Rio Sorocaba na educação infantil.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Linha de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores
Data de início: 15/05/2022
Professor(a) Responsável: Prof.ª Dr.ª Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
Professor(a) envolvidos(as): Prof.ª Dr.ª Maria Ogecia Drigo e Prof.ª Dr.ª Maria Alzira de Almeida Pimenta
Descrição: O potencial de significados de representações visuais em livros didáticos e a possível contribuição para a construção de espaços de coexistência, de convivência com o outro, é o objeto de estudo desta pesquisa que, do lado da comunicação visual, congrega as representações visuais como signos que podem ressignificar práticas socioculturais vinculadas ao outro e, do lado da Educação, contempla os livros didáticos. A pesquisa é guiada pela hipótese de que o potencial das representações visuais é dissipado quando estas adentram o contexto educacional, via livros didáticos. Para comprovar ou não a hipótese, advém o objetivo geral de compreender como se dá a construção de significados de representações nos livros didáticos quando estas, de algum modo, sugerem, apresentam ou representam o outro. Decorrem do geral, os seguintes objetivos específicos: a) explicitar as modalidades de representações visuais presentes em livros didáticos; b) verificar o potencial significativo de tais representações; c) avaliar o potencial das representações visuais para a cognição, envolvendo a disciplina escolar; d) explanar os possíveis avanços no que diz respeito à cognição, abarcando tais representações e a disciplina escolar enquanto modalidade de linguagem; por fim, e) identificar os possíveis avanços na produção de significados abrangendo a alteridade. A análise das representações visuais - que estão na amostra estratificada que toma 30% do total de 68 coleções que constam no Guia de Livros Didáticos - PNDL 2020 - para as séries finais do Ensino Fundamental -, envolve a aplicação de estratégias oriundas da semiótica ou lógica peirceana e são permeadas por reflexões fundamentadas, principalmente em Giddens (1993; 2002), sobre modernidade; em Mbembe (2013), para estudos relativos à razão negra; em Said (2007), sobre o orientalismo e em Todorov (1993;1999) sobre o outro. A pesquisa é relevante por tratar da construção de ambientes de coexistência - ambientes que propiciam a vivência com o outro, ou com o diferente, o estranho, o estrangeiro -, a partir do contexto escolar e por resgatar o potencial das representações visuais para a construção de significados.
Linha de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores
Data de início: 04/03/2024
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Roger dos Santos
Descrição: O caminho a ser percorrido por este projeto é estudar o pensamento estético na História e na Filosofia e seu estreitamento com a Educação, a fim de colaborar com os estudos em Formação de professores. Tal iniciativa justifica-se em função de neste século haver o cristalizado apego às imagens e demais produções audiovisuais inerentes à vida das pessoas, recorte histórico no qual entendemos estar consolidada, para parte da população em geral, e em especial o público vinculado à educação forma, uma cultura das mídias e a partir dessas, na qual o celular ocupa as primeiras posições. A investigação tem por camada inicial de trabalho o Ensino Superior, por ser o locus da formação docente em cursos de Licenciatura, sem que se despreze os demais níveis de Educação e as diferentes áreas do saber. Assim, além da discência, também a docência compartilha dessa cultura, que traz intrínseca a semente da efeméride, materializada na fugacidade e senso do imediato, condição que solapa a necessidade de apreciar, contemplar, de conhecer para aprender e, ao aprender, sentir. Dessa maneira é entendida a relação dos três elementos desse fazer, discência, docência e cultura, manifesta nos conhecimentos históricos, e no atual contexto, os sistemas digitais como linguagem e interface para aquisições, ora vistos como panaceia, mas sabidos como mais uma ferramenta, de tantas já disponíveis. Nessas relações triádicas, docência, discência mediada pela produção de conhecimento, no que se leva à formação da tríade, a posteriori, de então, outros, docência e discência dotados de mais experiência a saberes. Essa transformação se assenta nas inquietações e aquisições de novas leituras a respeito do próprio viver que ocorre perpassado pela cultura, política, estética e demais trocas. Tal leque de possibilidades é objeto de interesse na formação de professores e práticas educativas, sobretudo da atual realidade, na qual elementos das narrativas estão presentificados nos mais diversos lugares, inclusive na sala de aula, quando menção aos super heróis, do cinema e das séries acessíveis por streaming, e seus super poderes passaram a fazer mais sentido às pessoas do que outras entidades presentes em contos, mitos e lendas do passado. A cultura chamada pop está inserida no dia a dia da Educação e, à luz da investigação sobre cotidiano, também passou a ser objeto a ser trabalhado. Tal consciência a respeito de uma suposta supremacia do digital passou a corroborar a noção de que as pessoas tentariam acompanhar o ritmo da máquina, elétrica e digital, com entregas na velocidade do clique, ao passo que o cérebro humano demanda tempo, com cada pessoa a seu tempo. Por isso o interesse em promover a reflexão sobre as práticas de ensino e de aprendizagem, ou seja, prática docentes e discentes e como o conhecimento possa ser alcançado. É nesse estado de coisas que percebemos necessária a investigação a respeito do pensamento estético na educação, da aprendizagem a partir da ludicidade que proporciona acesso à dimensão estética da aprendizagem significativa, porque fará mais sentido para quem aprende, aprender em possíveis universos temáticos que a pessoa que aprende conheça, porque é idiossincrático.
Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação
Data de início: 04/03/2024
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Rafael Ângelo Bunhi Pinto
Descrição: A educação superior, como princípio basilar, deve desempenhar um papel essencial na formação de cidadãos críticos, reflexivos e engajados com a diversidade, para além de uma formação apenas profissional. Contudo, ao longo da história, os currículos acadêmicos frequentemente refletiram uma visão homogênea e eurocêntrica, reproduzindo valores, saberes e práticas que negligenciam as múltiplas dimensões da diversidade sejam elas étnico-raciais, de gênero, sociais, culturais ou de acessibilidade. Em um cenário de transformações sociais e avanços legais, que promovem a equidade por meio de políticas públicas educacionais, é urgente repensar os currículos na educação superior para que reflitam e valorizem essas diversidades. A constituição de currículos que considerem as diferenças não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma necessidade para a construção de uma educação superior significativa, inclusiva e alinhada às demandas do mundo contemporâneo. Diversidade, neste contexto, não se limita apenas à representação de diferentes grupos, mas envolve o reconhecimento e a valorização de epistemologias plurais, saberes locais e formas de conhecimento que desafiam as hierarquias impostas pelo colonialismo e pela modernidade. Apesar dos avanços normativos e do crescente debate acadêmico, observa-se que a integração efetiva da diversidade nos currículos ainda enfrenta diversos desafios. Estes incluem a resistência à mudança por parte de instituições de educação superior, a formação insuficiente dos docentes para trabalhar com a diversidade e a ausência de estratégias claras para operacionalizar as políticas educacionais nesse campo. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar como as políticas educacionais têm influenciado a construção e a implementação de currículos na educação superior, considerando a promoção e o respeito às diversidades, com foco nas instituições de ensino superior da Região Metropolitana de Sorocaba/SP. A abordagem metodológica envolverá a pesquisa qualitativa, por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Pretende-se, com essa pesquisa, ter um diagnóstico sobre a presença e os limites das questões sobre diversidades nos currículos de cursos superiores ofertados por instituições de ensino superior da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, bem como propor políticas e estratégias para o fortalecimento de currículos mais diversos na educação superior.
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Linha de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores
Data de início: 01/01/2023
Professor(a) Responsável: Prof.ª Dr.ª Ana Letícia Losano
Descrição: Este projeto visa contribuir com o enfrentamento dos desafios vivenciados por professores que ensinam matemática nas escolas públicas paulistas no cenário atual - marcado pela volta ao ensino presencial e pela implementação de uma reforma curricular - mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola. As atividades serão desenvolvidas no contexto do Grupo de Sábado, grupo colaborativo que congrega professores da escola e acadêmicos da universidade e que participam de uma metodologia de formação/pesquisa baseada no processo internacionalmente conhecido como Estudo de Aula ou Lesson Study (LS). O objetivo formativo do projeto é produzir tarefas e desenvolver, problematizar e analisar atividades pedagógicas em sala de aula, visando o desenvolvimento profissional (DP) do professor e a melhoria do ensino-aprendizagem da matemática na escola. O objetivo investigativo visa compreender como se dá esse processo de DP, dando destaque à aprendizagem e à produção de conhecimento da prática, o desenvolvimento da identidade e agência profissional e a articulação entre o LS, as práticas cotidianas e a cultura escolar. Diante da realidade brasileira e das experiências prévias do grupo, adaptamos a metodologia do LS prevendo ciclos de 4 fases, cada um contendo atividades dentro do grupo e das escolas: (1) Delimitação da problemática e constituição dos grupos de estudo e trabalho; (2) Problematização e planejamento; (3) Implementação e observação; (4) Reflexão e sistematização. Espera-se como resultados: o DP dos participantes; a melhoria do ensino e da aprendizagem matemática de estudantes das escolas públicas participantes; a produção de artigos, comunicações científicas, e um livro. Algumas dessas produções são voltadas à prática profissional dos professores e outras aos estudos acadêmicos.
Linha de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores
Data de início: 01/08/2023
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Guilherme Augusto Caruso Profeta
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como escopo as relações entre as mídias não escolares, especialmente aquelas em que ocorre a divulgação científica, e a educação escolar (o uso que se faz desses produtos de mídia em sala de aula), ou, em outras palavras, as zonas de interface entre mídias, espaços e experiências extraescolares e a educação escolar que se presta especialmente ao processo de letramento científico, mas também a outros tipos de letramentos, potencialmente, como aqueles que competem à educação socioambiental, por exemplo. Isso inclui (mas não se limita a) o jornalismo, a cultura pop, os espaços museológicos etc. O grande objetivo é compreender como docentes, em diversas etapas de ensino, podem se apropriar dessas mídias, desses espaços e dessas experiências não escolares, assim considerando seus efeitos sobre dado alunado e incorporando-os como parte de suas práticas educativas em espaços escolares. Para isso, a principal metodologia empregada será a observação docente por pares, mas admite-se que outros métodos podem ser incorporados de forma complementar. Espera-se que, além dos registros dessas práticas, as publicações decorrentes deste projeto possam subsidiar iniciativas de formação docente voltadas à inclusão de materiais didáticos alternativos (a exemplo do jornalismo científico, produtos diversos da indústria cultural etc.) às práticas educativas que se dão em contexto escolar.
Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação
Data de início: 01/03/2024
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. José Renato Polli
Descrição: Este projeto de pesquisa busca analisar sobre em que medida o processo histórico das últimas décadas favoreceu a continuidade e o êxito das experiências escolares de escolas não confessionais e cooperativas de ensino no estado de São Paulo e a reflexão sobre a constituição de seus projetos pedagógicos e os seus impactos na educação escolar, percebendo se seguem o referencial humanizador da educação como direito social e subjetivo ou o da pedagogia das competências e habilidades. Para o desenvolvimento do projeto, em princípio serão pesquisados documentos disponíveis em mecanismos eletrônicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, documentos das próprias comunidades escolares escolhidas pelo projeto e, desta forma, a partir deste levantamento, a pesquisa será desenvolvida, em primeira instância na perspectiva do levantamento documental-bibliográfico. Na medida da necessidade de ampliação dos métodos de pesquisa, poderão ser programadas visitas e entrevistas com representantes das comunidades escolhidas. O referencial teórico-metodológico de referência será o histórico-dialético, considerando as possibilidades de subjetivação que os atores envolvidos no processo (pesquisadores e entrevistados, caso haja) possam manifestar. Este aspecto em especial corresponde a uma abordagem humanista do referencial histórico-dialético, não fixo em determinações de ordem teórica, mas sensível às experiências vivenciadas pelos participantes do projeto.
Linha de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores
Data de início: 10/03/2021
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Ian Meter
Professor(a) envolvidos(as): Prof.ª Dr.ª Maria Alzira de Almeida Pimenta
Descrição: A expansão das universidades nos países pertencentes ao grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), impactou nas políticas de formação de professores. A proposta é revelar os processos que vêm ocorrendo nesses países no que diz respeito ao posicionamento da pesquisa e da prática, bem como a integração entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas, especialmente quando se trata de desenvolvimento profissional de professores. As principais questões a abordar são: 1- como esse movimento de expansão está transformando a formação de professores, nos níveis micro e/ou macro, nos países BRICS? 2- qual é o equilíbrio entre as influências nacionais e globais nesses processos de mudança? Trata-se de um projeto internacional de pesquisa ligado à Rede International Research Networks (IRNS/WERA) coordenado pelos professores Ian Menter (Universidade de Oxford), Roza Valeeva (Universidade Federal de Kazan) e Martha Prata-Linhares (UFTM) e serão desenvolvidos estudos, simpósios e discussões a respeito da formação de professores no Brasil, Russia, India, China e África do Sul.
Linha de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores
Data de início: 15/03/2022
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Édison Trombeta de Oliveira
Descrição: O presente projeto de pesquisa parte da premissa de que o professor que é competente em Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge) pode proporcionar experiências de aprendizagem mais consistentes aos seus estudantes. Neste sentido, a abordagem teórica adotada é a que envolve a intrincada conexão entre Conhecimentos Pedagógicos e Conhecimentos de Conteúdo, interligados ao Conhecimento Tecnológico e suas implicações na formação do professor. Considera-se como principal problema desta investigação a falta de devida formação docente, durante sua licenciatura, para uso das tecnologias de maneira adequada em termos pedagógicos e dos conteúdos específicos. Na formação docente em nível superior, quando há ensino de uso das tecnologias em processos educacionais, geralmente é de forma isolada das demais disciplinas ou de maneira instrumental. Pretende-se, assim, construir um repositório de práticas docentes com uso de tecnologias voltadas para as áreas específicas do conhecimento, como local do qual professores e demais agentes educacionais possam encontrar exemplos e inspirações para suas próprias práticas significativas e contextualizadas. Em termos metodológicos, esta pesquisa se enquadra em uma investigação qualitativa baseada em Design Research: a partir das necessidades e dos desafios levantados junto ao público-alvo (professores em formação), realiza-se a prototipação de soluções que serão levadas a cabo e validadas com o mesmo público.
Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Eucação
Data de início: 01/02/2024
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe uma abordagem abrangente e interdisciplinar para investigar a intersecção entre Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e seu papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico e cultural da região metropolitana de Sorocaba. Reconhecendo a influência significativa das políticas de CTI no sistema educacional e no estímulo à inovação, o projeto visa compreender as complexas interações entre esses campos, identificar lacunas de conhecimento e áreas prioritárias de pesquisa. Almeja-se produzir insights valiosos que possam informar políticas públicas mais eficazes, promover a inovação educacional e impulsionar o desenvolvimento sustentável em âmbitos local e regional.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação
Data de início: 01/09/2022
Professor(a) Responsável: Prof.ª Dr.ª Maria Ligia de Oliveira Barbosa
Professor(a) envolvidos(as): Prof. Dr. André Pires
Descrição: O projeto visa analisar as políticas de Ensino Superior (ES) na América Latina, estabelecendo as principais características dos modelos institucionais do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Propõe caracterizar a expansão do ES nestes países indicando suas variabilidades institucionais, nos tipos de diploma oferecidos, nas carreiras ou conhecimento valorizados, nos processos de renovação das elites e nos padrões de acesso, conclusão e resultados dos egressos. Embora a expansão do ensino superior seja um fenômeno geral, nas últimas décadas, cada sistema nacional realizou a seu modo - e com timings diferentes - o incremento do número de suas instituições, cursos e de estudantes de ES. Neste estudo, a questão de pesquisa é entender como esses processos de expansão do ES que ocorreram na região vêm enfrentando dois desafios: de um lado, incluir grupos de jovens tradicionalmente excluídos ? por desigualdades de gênero, classe social, étnica, raça/cor etc. do ensino superior em seus respectivos países; e, de outro, reproduzir e/ou renovar as suas elites no bojo de sistemas de ensino superior ampliados e supostamente mais democráticos. Nossa hipótese é que os modelos institucionais dos SES expressam as forças sociais e a agência coletiva, configurando níveis diferenciados de abertura dos sistemas. Visa-se institucionalizar uma articulação de redes de pesquisa sobre ES da América Latina e contribuir para o processo de formação de gestores públicos e privados dos sistemas de ES. Serão utilizadas metodologias variadas incluindo pesquisas bibliográficas, documental, em bancos de dados públicos, assim como entrevistas com participantes selecionados. Como resultados, produção de análises das diferentes políticas de expansão dos sistemas considerados, articulação de rede de pesquisadores interessados em políticas sobre o ensino superior da América Latina e o oferecimento de cursos de formação para gestores.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação
Data de início: 10/03/2022
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. André Pires
Professor(a) envolvidos(as): Prof. Dr. Rafael Ângelo Bunhi Pinto
Descrição: Na América Latina a educação superior se transformou de maneira intensa nos últimos anos e essa mudança foi acompanhada de processos de maior estratificação educacional. Além do aumento no número de matrículas, houve maior diversificação dos tipos de instituição, dos cursos, da participação do setor privado e da redução do investimento público. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as semelhanças e diferenças entre as políticas de inclusão no ensino superior e de permanência do Brasil, Peru, Argentina, Uruguai e Chile. De maneira específica, visa sistematizar experiências exitosas e não exitosas para compreender os ciclos que envolvem a formulação, implementação e avaliação dessas políticas e ações. Objetiva-se também examinar como se constituiu os sistemas de ensino superior nesses países, considerando o ambiente institucional e valorativo, e identificar os grupos de pesquisas atuantes nessas localidades para a formulação de redes de investigação sobre essas temáticas. A escolha dos países pautou-se pela heterogeneidade dos seus sistemas de ensino superior, que se diferem em relação à participação do segmento público e privado, das taxas de matrículas e da escala de suas políticas. Baseada no método comparativo, a investigação se desdobra em três etapas. Na primeira, será feita uma pesquisa bibliográfica, documental e em grupos de pesquisa para o levantamento das fontes a serem cotejadas e de pesquisadores para a formação de rede. A segunda etapa da pesquisa prevê classificação, leitura e interpretação do material selecionado na etapa anterior. A terceira etapa da pesquisa visa comparar a experiência desses países de maneira a produzir uma análise comparativa entre as semelhanças e diferenças em relação às políticas de inclusão no ensino superior e de permanência do Brasil, Peru, Argentina, Uruguai e Chile. Como resultados, serão produzidos artigos científicos, a constituição de uma rede de pesquisadores interessados em políticas de inclusão e permanência no ensino superior da América Latina e a organização de um seminário internacional com pesquisadores de todos os países selecionados.
Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação
Data de início: 20/08/2023
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Fernando Silveira Melo Plentz Miranda
Descrição: A pesquisa tem como problema demonstrar as transformações das formas de produção e trabalho associadas as tecnologias digitais no contexto da instalação da Indústria 4.0 e que impactam as políticas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A partir das pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa em Instituições Escolares de Educação Profissional e Tecnológica (GPIEPT), a investigação é baseada na análise das políticas públicas que regulamentam a EPT, seja no ensino médio, seja na educação superior, enfatizando instituições escolares, modelos institucionais, concepções educativas, financiamento, acesso, permanência, impactos da globalização e das tecnologias digitais. Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa será exploratória e, quanto aos procedimentos, será bibliográfica e documental, empregando-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, espera-se que essa pesquisa indique contribuições para o aperfeiçoamento da EPT, notadamente no que se refere a sua sinergia com as novas formas de produção e trabalho que caracterizam a Indústria 4.0.
Linha de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores
Data de início: 01/01/2020
Professor(a) Responsável: Prof.ª Dr.ª Maria Alzira de Almeida Pimenta
Professor(a) envolvidos(as): Prof.ª Dr.ª Maria Ogecia Drigo
Descrição: Na atual sociedade hiperconectada, os valores predominantes em todos os momentos dependerão muito das representações e tendências das redes sociais e de outras comunidades virtuais, da mídia "on-line" e "off-line". O desprezo pela verdade tem minimizado valores como justiça, integridade, honestidade ou respeito, no cotidiano e nas trocas sociais e corporativas. As organizações internacionais (UNESCO, ONU, UNICEF, OMS, Conselho da Europa, Parlamento Europeu) recomendam investigar o potencial das redes sociais na educação em valores. É urgente, a partir da pesquisa técnico-científica, realizar um diagnóstico rigoroso e sistemático sobre o valor dado à verdade e à ética nos espaços de afinidade e na Internet em geral, do ponto de vista dos próprios usuários da rede. A pesquisa sobre esse relevante tema, da qual participam os PPG da Educação e Comunicação da Universidade de Sorocaba, é coordenada pelos Drs. Alfonso Gutiérrez Martín e Agustín García Matilla, da Universidade de Valladolid (ES), e congrega pesquisadores de 10 países. Como resultados previstos da pesquisa, destacam-se: elaboração de um dossiê executivo internacional informativo; divulgação de resultados em publicações científicas e fóruns de alto impacto científico e tecnológico, nacionais ou internacionais; e elaboração de propostas de educação para a mídia.